terça-feira, 8 de novembro de 2016

Entrevista com Valter Cardoso escritor do livro Tesouros de Curitiba e Outras Histórias

Valter Cardoso 


Valter Cardoso é autor do livro “Tesouros de Curitiba e Outras Histórias”


1.  Qual é o estado do Brasil que você mora?
Moro em Curitiba - Paraná
            
2. Quando começou a sua vontade em escrever livros?
Sempre gostei de ler, minha mãe me levava desde pequeno para Biblioteca Pública do Paraná. Tentei escrever algumas coisas ainda criança, mas minha letra era (e ainda é) horrível, o resultado não foi bom. Com tempo e tecnologia, em 2007 entrei para uma confraria de ficção científica que também tinha oficina literária. 
            
3. Existem contos de vampiros no livro?
Especificamente não, mas tem um conto chamado Presas na Paixão que gira em torno de um livro com uma protagonista vampira. O conto se passa 100 anos no futuro. Lá encontram este livro, com mais de 100 anos, desconhecido na época em que foi lançado mas que agora (no futuro) se transforma na maior produção literária conhecida.

4 - O que achou dessa experiência de fazer um livro sobre literatura fantástica?
Meu livro tem um pouco de tudo. Dos 12 contos 8 são de realismo fantástico. Me sinto muito a vontade com o tema, pois sou aficionado por livros, filmes e séries relacionadas.

5 - Quanto tempo levou para escrever o livro?
O primeiro conto fiz em 2007. A cada ano produzia mais um conto, até juntar a quantidade necessária, em 2015. Além das inúmeras auto revisões, alguns contos passaram pelo crivo dos amigos da Oficina Literária. A Editora Fragmentos aprovou e em abril de 2016 o livro foi lançado.

6 - Quais são os seus livros e filmes favoritos?
Livros: 1984, Blade Runner O Caçador de Andróides, Admirável Mundo Novo, Saga Rama, Saga Fundação de Asimov, Saga Duna, Saga do Mochileiro das Galáxias, O Fim da Infância, Um Estranho Numa Terra Estranha, O Jogador Número 1, O Pequeno Príncipe, Contos de O Henry e Fábulas do Tempo e da Eternidade.
Filmes: Blade Runner, A Vida de Brian, A Marvada Carne, Brazil O Filme, A Máscara da Ilusão, Filhos do Paraíso, Duble de Anjo, O Predestinado, Feitiço do Tempo e Star Wars.
           
7 - Quais são os seus outros trabalhos na literatura?
Tenho contos publicados nas coletâneas Servir com Arte de 2009 e 2012. Outros contos na coletânea Estranhas Histórias de Seres Normais, sendo que um deles, Fita de Moebius, foi classificado para final no Prêmio Argos de Literatura Fantástica 2016.
Também organizo eventos culturais com grande espaço e divulgação de autores, como a Megacon que aconteceu em 2014 em Curitiba.

8 - As editoras do Brasil aceitam bem os escritores de literatura fantástica?
A Editora Fragmentos tem uma boa abertura nesse tema. Existem também várias outras editoras que estão percebendo esta boa aceitação no mercado, como a Estronho, Aleph, Draco, etc. 
O problema maior que vejo é que parece que tem muito mais escritores do que leitores. Participei como jurado de uma submissão de contos fantásticos e passou de 400 contos enviados. É muita gente, com talento ou não, que busca este espaço. A solução que eu imagino é aumentar o consumo (ler mais e comprar mais livros) para que haja mais giro e preços mais baixos nos livros.
Existe também a autopublicação, seja em editoras e gráficas menores ou online como na Amazon. 

9 - Qual é a sua dica para quem gostaria de fazer um livro de literatura fantástica?
A literatura fantástica está em alta. Ler de tudo um pouco é um dos melhores caminhos. Conheça os autores consagrados e suas técnicas e saiba o motivo de seu sucesso. Leia gêneros que não conheça ou não goste para perceber as reais diferenças.
Na escrita, dedique um tempo para escrita e principalmente para revisão. Peça feedbacks, mas não sem antes deixar seu texto limpo e revisado. Evite queimar etapas mandando textos inacabados ou sem revisão para editoras ou concursos. 
           
10 - Onde comprar os seus livros?
Para o pessoal de Curitiba, ou que quiser comprar o livro autografado, pode entrar em contato comigo https://www.facebook.com/TesourosdeCuritiba 
Está também à venda em várias livrarias:



Obrigado pela entrevista Valter e desejo muito sucesso :-)
Abraços
Adriano Siqueira 

Nenhum comentário: