sábado, 24 de março de 2018

Peça de Teatro "Drácula" estreia em Curitiba


Peça Drácula estreia em Curitiba. 

A Cia teatral de Teatro - https://www.facebook.com/ciactt/ está com os dentes afiados e com muita sede para apresentar ao público no dia 7 e 8 de abril a peça Drácula do diretor Guilherme Mioto no Teatro Cleón Jacques.

Veja abaixo um pouco mais sobre a peça.

A CTT estreia no Festival de Curitiba a verdadeira e clássica história do maior vilão da literatura mundial. Uma livre adaptação de Dracula de Bram Stoker para o teatro.

Sinopse:
Durante uma visita de negócios ao castelo do conde Drácula, na Transilvânia, o inglês Jonathan Harker descobre que seu cliente é um vampiro. Quando consegue escapar da sinistra fortaleza, ele volta à Inglaterra e inicia uma implacável caçada à criatura das trevas.

------
Direção e Adaptação da obra original: Guilherme Mioto

Elenco: André Costa, Guilherme Mioto, Guilherme Sanches, Iverson Alvez, Juliano Jav, Letícia Pimentel, Mariane Mello, Priscila Fernandes, Victor Muzza

Maquiagem: Luiz Lopes

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Eu assisti muitas peças sobre o Drácula em São Paulo mas essa será a primeira vez que vou acompanhar de perto uma peça de teatro aqui em Curitiba.

Fiz uma entrevista com o Diretor da peça, Guilherme Mioto, confira abaixo.

Cinco perguntas para o Diretor da Peça de Teatro Drácula que estreia em Curitiba

1 - Adriano Siqueira - Quando surgiu a ideia para fazer uma peça sobre o Conde Drácula?

Guilherme Mioto - A ideia é antiga. Foi em 2004, logo q comecei a fazer teatro. Havia acabado de ler o livro em uma viagem, oq mudou completamente minha visão de um vampiro. Fiquei apaixonado pela história, pelas personagens... Foi quando resolvi transcrever as falas em formato de teatro.
Mas foi em 2016 que voltei a ter a vontade montar, aprimorei o texto para um formato experimental de teatro s arena, e apresentei pro meu grupo.

2 - Adriano Siqueira - No ano passado o livro Drácula do autor Bram Stoker fez 120 anos desde seu lançamento. O mito vampiro é forte em Curitiba?


Guilherme Mioto - Confesso que não foi proposital a época da montagem, o aniversário de Dracula não foi motivo para o início do espetáculo.

Curitiba é uma cidade diferente do restante do Brasil.
Somos talvez a mais europeia das cidades brasileiras, principalmente  no formato inglês.
Talvez seja por esse motivo que todos os co dos ingleses fazem  tanto sucesso por aqui, desde Cinderela, Rei Arthur, a Dracula. 

Então Sim, Curitiba é uma cidade bastante receptiva a contos sobre vampiros.


3- Adriano Siqueira - A peça tem elementos do filme e do livro?



Guilherme Mioto - Sim, a ideia é contar a verdadeira história de Dracula de Bram Stoker.

O Romance criado no Filme de Coppola é mantido também, pois a genialidade na aproximação da personagem ao Vlad III é magnífica.
O que sempre me incomodou muito, são os diversos contos sobre vampiros, que levam o nome do Conde e que em  nada se aproximam do vilão verdadeiro idealizado por Stoker.
Dracula é genuinamente sedutor, forte, mal, mas nunca agressivo nas atitudes, tem sempre as ações de um inglês de alta classe. 

Minha intenção é aproximar o espetáculo ao máximo da obra original.


4 - Adriano Siqueira - Quantos atores vão participar desta peça?



Guilherme Mioto - O núcleo principal do livro foi mantido.

O público poderá ver Mina, Lucy, Dracula, Jonathan, Van Heksing, John Seward, Arthur...
A maior alteração que fiz foi quanto aos três pretendentes de Lucy, por questão de economia, acabei retirando Quincey Morrys da história, distribuindo sua importância ente Arthur, Seward e o próprio Jonathan harker .
Contamos, portanto, com 09 atores.


5 - Adriano Siqueira - Pretende deixar mais tempo em cartaz?


Guilherme Mioto - Com certeza, a apresentação no Festival é somente a estreia do espetáculo, mas já está tendo uma procura maravilhosa.

Os Fans da obra são muitos, percebo isso agora.


Abraços e muito sucesso na peça de teatro. 
Adriano Siqueira



Nenhum comentário: